domingo, 11 de fevereiro de 2018

CATECISMO POSITIVISTA ELEMENTAR - LUIS LAGARRIGUE


O AMOR POR PRINCÍPIO, E A ORDEM POR BASE; O PROGRESSO POR OBJETIVO

VIVER PARA OUTRÉM VIVER ÀS CLARAS

CATECISMO ELEMENTAR DA RELIGIÃO OU DOUTRINA DA HUMANIDADE

(RELIGIÃO UNIVERSAL)
( RELIGIÃO POSITIVISTA)
7 DE ARQUIMÉDES DE 207
1 DE ABRIL DE 1995
RIO DE JANEIRO - BRASIL
Religião = Doutrina
  
Dedico às Mães, este resumido Catecismo Elementar, a fim de facilitar a Educação Religiosa de Seus Filhos em favor da Unidade Moral e de sua Existência Individual, desde o nascimento até a velhice, e da harmonia e felicidade de sua existência Social na Família, na Pátria e na Humanidade.
Luis Lagarrigue - Chileno.
Apóstolo da Religião da Humanidade.
20 de Gutenberg de 85
5 de setembro de 1939

Adaptado, Detalhado e Traduzido para o Português por :

Hernani Gomes da Costa & Paulo Augusto Antunes Lacaz 207/1995, com a Revisão do Vernáculo por Albino de Bem Veiga, Membro da Academia Rio-Grandense de Letras


A Religião ou Doutrna da Humanidade

A Mãe- Meu filho quem o catequizo, como Sacerdote Positivista?


O Filho-Sarcedote- Mãe, foi o meu Grande Mestre Augusto Comte e sua Musa Inspiradora Clotilde De Vaux ;além de seguir Seus Conselhos , lendo as Obras Indicadas pelo Mestre , com vista a evitar os estragos intelectuais e morais que por toda parte exercem as leituras , Filmes , Vídeos, etc. inúteis , perniciosos e de nenhuma valia Altruísta .
Modernamente, devido a lamentável pouca disponibilidade de tempo, para ser dedicado a qualquer prazer de Moral Construtiva, é possível, que a Senhora, quando for lá ao Templo , obtenha informações mais condensadas, para facilitar as primeiras aprendizagens.

A Mãe __ Qual o objetivo da Religião da Humanidade?  
Filho-Sacerdote___É Explicar e Orientar a vida Humana e esta Vida Humana será totalmente referido ao Gran-Ser: Família, Pátria e Humanidade.

A Mãe __ O que é a Vida Humana?
O Filho-Sacerdote - É o relacionamento, da nossa Forma de Ser, isto é: de Sentir, de Pensar e de Agir; ou ainda, o nosso Comportamento físico-corpóreo e psíquico-cerebral, com o Mundo.
Este Mundo pode ser: 

O Mundo Interior ou SUBJETIVO
o Mundo Exterior ou OBJETIVO.

A Nossa Forma de Ser , é conhecida como sendo a Nossa Natureza Humana

A Mãe__Como se Estabelecem estas Relações e ao mesmo tempo, como estas Relações se compõem e se ajustam, com estes dois Mundos - Interior e Exterior?
O Filho-Sacerdote_Tudo é por meio da Religião ou Doutrina, minha Mãe, cujo Culto (a) , Dogma(b) e Regíme (c), explicam , orientam e regularizam os Estados Emocionais dos Sentimentos(a) ; as Concepções ou Idéias ou os Pensamentos(b)e as Ações Humanas(c)

A Mãe __ Quais são as fórmulas ou Princípios Sublimes que resumem e regulam ou regem estas relações - do Culto, do Dogma e do Regíme entre si e entre eles mesmos?
O FilhoSacerdote- Os Princípios ou Fórmulas Gerais São:
          # A Fórmula Religiosa:
          O Amor por princípio, e a Ordem por Base ( Patrão) e O Progresso(Proletário)                     por Objetivo
         # A Fórmula Social :
                Ordem e Progresso
         # As Fórmulas Morais :
         Viver para Outrém* e Viver às Claras
       *Os outros – Não é dar o seu patrimônio para    ninguém. É fazer o bem social para                tirar o seu  do meio dos outros, com os outros.


A Estas Fórmulas Religiosas ou Princípios Gerais, se agregam, ou melhor, se unem às Fórmulas ou Princípios Complementares do:

      Culto: Subordinar o Egoísmo ao Altruísmo;
     
      Dogma: Subordinar a Razão à Fé Social ;
     
      Regíme: Subordinar o Progresso à Ordem.
 Na Vida Industrial - mas na Vida Política Tomam Acento no Mesmo Nível, âmara de Orçamento e  Gerenciamento, no Regime Societocrático Republicano.

A Mãe _Mas agora, meu Filho, o que é a Perfeição Humana ?
O Filho-Sacerdote - Oh, Minha Querida Mãe!
É o Estágio Limite do Amadurecimento e do Engrandecimento Moral, Intelectual e Prático do Ser Humano, com  Seu Espírito ou Estilo de Sentir, Pensar e Agir, de forma Coletiva e Individual.

Entende-se por Moral em primeiro lugar sentir, pensar e agir para o Todo, isto é, para o Bem da Comunidade (O Altruísmo), para somente depois enxergar o Bem Pessoal ( O Egoísmo).

Planeje para o Todo, isto é, para o Bem de Todos, que a serenidade do equilíbrio fluirá com certeza, redundando em um "ganho", maior para você; o qual jamais poderia imaginar, no entanto, planeje com sabedoria, isto é, Plante sempre o Amor. Caso a Horta de seu Plantio apodreça a raiz dos seus sentimentos emanados, advirta-o do erro e abandone o local.
     Os maus necessitam de mais piedade do que os bons.

A Mãe__ Quem é o Limite da perfeição da Natureza Humana ?
O Filho-Sacerdote - É a VIRGEM MÃE, símbolo supremo da Pureza: Unidade à Ternura. Sendo a Pureza a compressão máxima do egoísmo pelo Altruísmo, e a Ternura, a expansão máxima do Altruísmo.
Enriquecendo o conteúdo deste Símbolo - Ela, a Virgem Mãe, representa também, o limite máximo da Subordinação da Razão à Fé, e do Progresso à Ordem.
Por Isto, a Virgem Mãe representa à HUMANIDADE, que adiante será esclarecida por uma forma complementar mais "Objetiva".
 OS SERES SUPREMOS E O GRAN-SER

A Mãe- Quais são os Seres Supremos da Religião da Humanidade?
O Filho-Sacerdote - Os Seres Supremos são Sete:
  1) O Gran-Meio, isto é, O Espaço. Ele é aqui,   representado pelo "Volume", ocupado pelas imagens formadas no nosso cérebro, no trabalho de criação Subjetiva.
Sendo o Gran-Meio a sede ou local Universal de todos os fenômenos absorvidos, através dos sentidos, que são em número de oito; e apreendidos através da Inteligência, o Espaço representa naturalmente o conjunto das Leis Naturais (15 leis da Filosofia Primeira e mais as leis que regem as sete Ciências), que moldam o Destino de cada Indivíduo, ou melhor, de cada Ser.
O Espaço já havia sido Esboçado pelos Gregos, na Idéia de Moira, e também entre os Chineses com o Taoísmo de Lao-Tse. O destino era para eles Imutável e Inteligente, ao passo que para nós Positivistas, Ele , o Destino é mutável, no que se refere aos Coeficientes da sua Equação Paramétrica e Restritivas da Vida e do Mundo , não é inteligente.
Maiores esclarecimentos veja a Terceira Lei da Filosofia Primeira.
O Espaço, O Gran Meio, nos "Alimenta " e estimula a Idéia de Aceitação e Tolerância para com Terceiros e as imperfeições Naturais do Mundo .
Este Espaço é concebido como destituído de Inteligência e de Ação ou Atividade, mas, por sua total passividade ( que não deixa de ser o grau de liberdade geométrica plena, aplicado a todas as nossas idéias - da Matemática à Moral), deve-se imaginá-lo como dotado de Simpatia, no sentido de Amor e Aceitação Plena de Tudo quanto Sentimos, Pensamos e Fazemos.
2) O Céu , aqui representa o limite visual ou instrumental, de todos os astros,(excluindo o Planeta Terra, que compõem os Sistemas Planetários que tenham reconhecidas influências no Planeta Terra e nos Seres que nela existem . Entende-se por Seres, os corpos Inanimados e os Vivos .

3) O Fluido é aqui o Substrato, o Sustentáculo e o Receptor, conhecidos por Água e por Ar .
Nota:
Esta noção de Fluido é  como todas as demais noções Positivas, relativas, pois em outros astros que contenham o Fluido ,este fluido provavelmente terá outra composição e/ou outra estrutura .

4) Gran-Fetiche - Não é Outro senão :
O Nosso Maravilhoso Planeta Terra.

5) A Vegetalidade - As Nossas Grandes Florestas e todas as demais plantas, estando ou não em florestas .
6) A Animalidade - Ou seja o conjunto dos animais cuja existência é compatível com a vida e a saúde do homem, que de algum modo facilite a vida e a saúde deste mesmo homem, ou ainda todos os que neste estágio de evolução não se manifestam nem positiva nem negativamente em relação à Humanidade.
# ) O Estudo dos Seres Supremos referidos nos itens 4, 5, e 6 , anteriormente abordados , são hoje compreendidos numa disciplina conhecida como Ecologia - Chamada por Nosso mestre de Império Biocrático.
Embora estes estudos estejam se desenvolvendo agora com maior ênfase, falta a estes estudos o cunho verdadeiro de um Culto Religioso, para podermos atingir o real objetivo da conscientização da não-destruição muito antes de aparecerem os sintomas deste Mal e sem que seja preciso depender do medo, da repreensão. Por isto, já por muitos anos, representamos a vanguarda Ecológica .

7) O Gran-Ser :é a Família, a Pátria( Mátria) e a Humanidade
# A Família é a menor célula da sociedade, e possui características próprias, e muitas destas características, não são encontradas em cada um de seus membros de per si. Por isto, não cabe a responsabilidade de um conflito familiar a um dos membros participantes desta célula, e sim, à resultante oriunda das relações que passaram a existir nesta célula familiar.
 Somente agora , começaram os psicólogos a perceberem esta grande verdade , externada pelo nosso Mestre a nada menos de 180 anos. Estamos agora em 2018.
# A Pátria é um conjunto de áreas - Federações; conjunto este atualmente definido e consolidado pela Forças Militares. De acordo com a evolução humana, na conseqüente implantação do regíme Sociocrático (Pacífico e Industrial), chegaremos a situação final de Mátria -que serão as Pátrias, reduzidas em suas extensões territoriais , passando a limitar-se pela livre cooperação entre as empresas e famílias que as compõem, estas Mátrias . E neste glorioso futuro, as Forças Militares passarão a ter um comportamento semelhante aos "Glóbulos Brancos Saudáveis " do nosso organismo, como se fosse uma " Força Tarefa Universal , que se dissolve tão logo, a Solução de ORDEM ( Para que haja Progresso ) tenha sido, enfim atingida. Mais informações vide Moral Teórica -

# A Humanidade - É o Conjunto Contínuo dos Seres Convergentes, do Passado, do Futuro e do Presente, que colaboraram, colaborarão e colaboram, para o aperfeiçoamento contínuo da Ordem Universal, que nos Domina, para o Bem Estar Social e Moral da evolução da Humanidade no Reino da Mãe Terra.
Ordem Universal Concreta é o conjunto das circunstâncias Materiais e Ambientais que envolvem o Homem.
Ordem Universal Abstrata é o conjunto das leis Naturais, percebidas pelo homem, tomando como ponto de partida a Ordem Universal Concreta, e a sua Própria Natureza Subjetiva.
É por meio da Humanidade e através de sua Veneração, que fazemos o Culto à Pátria (Mátria), à Família e aos demais seis Seres Supremos.


A Mãe- Caro Filho, já que me esclareceste até agora, tanta coisa boa, a respeito destes Grandes mistérios da Natureza, é que percebi que só com o seu Mestre Augusto Comte chegaste à este nível de Sapiência, responda-me :
Qual é o destino religioso dos Seres Supremos?
O Filho-Sacerdote -Oh ! Mãe, o destino Religioso dos Seres Supremos é serem adorados e venerados, para dar caráter emocional ou afetivo às concepções das 7 Ciências : Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral ( Para ser Ciência têm que possuir 7 atributos simultâneos Real, Útil, Certo, Preciso, Orgânico, Relativo e Social); e as Atividades da Indústria : Bancária, Comercial, Fabril, Mineira, Agrícola e de Serviços; e as outras Três atividades das Artes dos Deveres/Direito, da  Política, da Educação e da Instrução, sendo que estas duas últimas, serão no Estado Normal, unidas e fundidas.

A Mãe - Daqueles sete Seres Supremos que você, meu Filho , já me explicou anteriormente , diga-me qual é o Principal dos Seres Supremos?
O Filho-Sacerdote- O Principal como Referencial Absoluto, isto é, o Padrão de Modelo, é a Humanidade .Se os outros Seres Supremos fossem tomados por referência ou Padrão, nós não teríamos, condição de receber influência , destes outros Seres Supremos, ao nível de se desenvolver plenamente o conjunto das nossas aptidões, Morais, Intelectuais e Práticas.
Cara Mãe, vou lhe explicar mais detalhadamente, vejamos:
No caso do Gran Meio, sendo como já vimos destituído de Inteligência e Ação ou Atividade, nós jamais poderíamos imitá-lo plenamente .
No caso do Céu, do Fluido e do Gran-Fetiche, que só possuem as Propriedades Gerais de Sensibilidade e Atividade, também não seria válido tomá-lo como Referencial Absoluto, pois estes três seres supremos não possuem, como nós, a capacidade e a necessidade de alterar conscientemente seu estado corpóreo e psíquico, para atingir objetivos, por nós pré-determinados.

A Mãe - Então neste caso, meu filho, Eles não Possuem Inteligência, não é mesmo?
O Filho-Sacerdote - Mamãe, a Senhora acabou de penetrar no âmago da questão. Eu já sabia que era competente, pois meus amigos sempre me disseram, agora tenho certeza, de onde veio, pois a Senhora, na sua simplicidade além de sensível e inteligente é Sábia!
Mamãe, completando este assunto, veja agora, porque não podemos também, eleger os outros dois Seres Supremos, que ainda estão faltando para serem analisados, ou seja, a Vegetalidade e a Animalidade, como Modelos ou Padrões de Referência Absoluta.
No caso da Vegetalidade, seu sistema metabólico, que sustenta a sua Vida, resume-se quase completamente na chamada vida de Nutrição, e só acessoriamente na vida de Relação. Suas relações com os outros seres, são profundamente limitadas pela ausência dos conjuntos de órgãos Sensoriais (são oito) em nível animal; órgãos estes que, os vegetais estando desprovidos, não permitem que sua forma de ser seja como a dos animais, que são, estes últimos, dominados pelas suas Vidas de Relação.

Animal = Vida de Relação ( Sentimento, Pensamento e Ação) + Vida de Nutrição
e por outro lado o
Vegetal = Vida de Nutrição + Atividade Elementar de Relação.


Chegamos assim Mamãe, à conclusão que a Humanidade realmente resume a forma do comportamento de todos os Seres e informa e transmite todas as explicações da razão de ser Subjetiva de cada um dos Seis Seres Suprema, e da Sua própria existência. Contudo, não nos preocupamos em oferecer explicações absolutas e transcendentes, ou seja, respostas que não se relacionem diretamente com os fatos Úteis-Observados.

Exemplo : Como foi o início do Mundo ? Quem, ou o que o Criou ? Como Será seu Fim? Por que o Criaram? Para Quê? Por que as Coisas são como são?


A Mãe - Amável e Paciente Filho, já que és profundo conhecedor da Religião (Doutrina) Positivista, me esclareça :

---De que é Formada a Humanidade?


O Filho-Sacerdote - A Humanidade, minha querida Mãe, é formada de Pátrias (Mátrias) e de Famílias. Relembrando o que já foi dito anteriormente, de forma um pouco diferente, podemos dizer que na Humanidade, se incorporam os Seres humanos, animais, vegetais e materiais ou objetos, do passado, do porvir (Futuro) e do presente, na medida em que não interferem negativamente para a Harmonia e Manutenção e Desenvolvimento da Sua Existência, objetivando o Bem Estar Social.
A Mãe - Oh ! Meu Filho - De agora em diante não lhe vou agradecer mais suas gentilezas em esclarecer as minhas dúvidas, pois sinto que você também vibra e adora em me explicar estas Sublimes coisas da vida, em que a minha Mãe infelizmente não sabia para ter me ensinado . No entanto por ela ter lido a Filosofia Chinesa,  transmitiu me a rara Sabedoria do Saber Escutar -" Só os Sábios não se irritam com o Falar dos Outros " já dizia Confúcio.
 Qual é o elemento individual da Família ?


O Filho-Sacerdote - Grato Mamãe, pelas suas gentilezas e amabilidades. Respondendo sua pergunta, o elemento individual da Família é a Mulher, como Mãe, Esposa, Filha e Irmã; que são os Anjos da Guarda dos filhos, do Esposo, do Pai e dos Irmãos.

A Mãe - Fico muito feliz meu Filho, de ver que nossa Doutrina- Religião embora não aceite o conteúdo das explicações sobrenaturais, serve-se de todas as grandes idéias e palavras que são normalmente usadas em outras religiões místicas.
O Filho-Sacerdote - Exatamente minha Mãe, o fato de usarmos estas palavras de idéias protetoras (Anjos, Alma, sacramentos, etc. ), não só nada tem a ver com a crença nos seres sobrenaturais, que estas palavras dão conotação hoje em dia, mas é exatamente o uso destas palavras feito por nós, que prova nossa mais perfeita emancipação do sobrenatural, utilizando-as com outras significações de maior profundidade e realidade .

A Mãe - Qual é, meu filho o Elemento Individual da Pátria (Mátria)?
O Filho-SacerdoteO Elemento individual da Pátria é o Homem do sexo Masculino, como patrício que administra a propriedade Industrial e o Governo Político; e como proletário que executa o trabalho industrial e serviço público. Esta divisão tão marcada será a conseqüência natural, por parte da Mulher* (*) http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2015/09/womens-equality-day-2015.html ) da redescoberta do seu Grande Valor como Anjo da Guarda – Remunerada dentro de certas condições pelo Estado - não explorada pelo homem-machista. Tanto ohomem-machista como a Mulher Feminista, são Aberrações Sociais; mutatis mutandis o Homossexual-masculino como o Homossexual - feminino, são aberrações de ordem genética, que podem existir e serem respeitados e não estimulados, por não  colaborarem, com o crescimento da habitação e manutenção da população terráquea e muitas das vezes serem propagadores do excesso da vida egoísta do ato sexual.
A Mãe-Qual é o elemento individual da Humanidade ? 
O Filho-Sacerdote - O Elemento individual da Humanidade é o Homem do Sexo masculino que , como Eu, Sacerdote, realizo, agora a educação universal, e presido o Culto da Religião da Humanidade .

A Mãe - Que Propriedades têm o Gran Ser?
O Sacerdote-Filho - O Gran Ser tem propriedades Morais, Intelectuais e Práticas.

A Mãe - Quais são as Propriedades Morais do Gran Ser?
O Sacerdote-Filho - Suas Propriedades Morais são Três:
O Culto - que regula o Coração, isto é, o Sentimento. 
O Dogma - que regula o Espírito, isto é os Pensamentos.
O Regime - que regula o Caráter, isto é, os Atos.


Observação: As palavras Coração, Espírito e Caráter correspondem aqui, aos três grandes grupos de funções interiores do Cérebro. Como alguém pode pensar que o coração está no cérebro, vai aqui uma explicação: A palavra coração foi usada por Augusto Comte, baseado na concepção primitiva, da mais remota antiguidade, que o coração físico -bomba cardíaca - era o local onde ficavam os Sentimentos. O uso universal da palavra coração o desligou desta interpretação antiga, passando a designar somente o sentimento, principalmente os sentimentos de Amor.

A Mãe - Agora que já me explicaste as propriedades Morais do Gran Ser, esclareça-me quais são as propriedades Intelectuais do Gran-Ser .
O Sacerdote-Filho - As Propriedades Intelectuais do Gran Ser são três :

# A Poesia - que expressa o conjunto das Artes Simples (Versos, Música, Pintura, Escultura e Arquitetura ), bem como as suas combinações, originando as Artes Compostas, tais como a Dança, Peça de Teatro, Programa de Rádio, Realidade Virtual, etc.
A Poesia, é o conjunto destas das Artes, que idealizam o Belo.


# A Filosofia - que generaliza o Verdadeiro, seja o Verdadeiro Real ou o Verdadeiro Fictício.

É comum confundir-se Real e Verdadeiro como sinônimos; no entanto o Verdadeiro é que expressa a Realidade do Real .
O Real pode ser Verdadeiro ou Mentiroso.
Vamos a um Exemplo:
Em Algumas latas de Óleo de Soja, na etiqueta externa, lê-se "SEM COLESTEROL"- Uma grande Verdade para os incultos, mas que não expressa a verdade do Verdadeiro; por isto não é Real .
O Colesterol não existe no óleo vegetal; o Colesterol é um produto gerado pelo metabolismo animal, podendo ter a sua origem maximizada em triglicerídeos com ácidos graxos saturados.
Esta e outras situações semelhantes, hoje em dia tão comum em Mídias, nestes veículos de propaganda, geram uma conturbação Mental da Ordem; isto é, um Sofisma, que fez atualmente gerar os Códigos de Defesa do Consumidor.
O Verdadeiro é Superior ao Real, pois o Verdadeiro tanto pode ser Real como Fictício, sem ser mentiroso.
 Pois o Verdadeiro é Moral ( Simpático ) e

# A Ciência que formula o Real; que é tão somente um Fato, que pode ser Manipulado Egoisticamente ou não.
Exemplo de Ficção Verdadeira: Uma História que não correspondeu à realidade, pois não se passou de fato, é verdadeira porque está de pleno acordo com o conhecimento da natureza humana, e tem mais valor do que uma construção científica, isto é Real, mas que não é capaz de aperfeiçoar o nosso Interior.
Exemplo de Ficção Verdadeira- A novela "Lúcia " de Clotilde de Vaux .

A Mãe - Quais são as Propriedades Práticas do Gran Ser ?
 O Sacerdote-Filho - Depois de havermos visto as duas grandes propriedades, Morais e Intelectuais do Gran Ser, fico contente da Senhora ter lembrado que estavam faltando as três Propriedades Práticas, vejamos:

# A Educação dos Sentimentos - que aperfeiçoa a Sabedoria Integral da Pessoa Humana, através das Mães e, no futuro, complementada pelo Sacerdote da Humanidade.
Educação Expontânea - a Sabedoria dada pela Mãe, orientada pelo Sacerdote, sempre na medida das solicitações do filho. Sempre deixando criar o Hábito da Curiosidade, nunca bloquear, mas orientar e educar, dentro das Disciplinas Positivas.Eduacação Sistemática - Compreende as aulas, isto é ,transferência da instrução e, ao mesmo tempo o acompanhamento e abalizamento do fluxo e do aproveitamento das Instruções Transmitidas -"Assistencia Após as Instruções Transmitida". Isto é , tirando as dúvidas, para ver se o receptor sentiu, memorizou e entendeu, o Espírito Moral do assunto que foi ministrado.
Sabedoria é pela Educação, Ciência é pela Instrução. Quando atingirmos o Estado Normal, as duas se fundem .
A Sabedoria desce do Amor para a Fé, através dos Sentimentos - A Instrução reconduz, da Fé ao Amor, através da Inteligência .

# A Sã Política ; que aperfeiçoa a sociedade.
 # A Indústria ; que aperfeiçoa o Mundo .  ( Fabril e Financeira)

A Mãe - Qual é a Representação Universal (Imagem ) do Gran Ser ?
O Sacerdote-Filho - É a Imagem da Virgem Mãe; símbolo que reúne ao mesmo tempo o máximo de Pureza e o máximo de Ternura.
Pureza é a compressão do Egoísmo, e a Ternura é a expansão do Altruísmo .
Desde a Antiguidade, que levados pela lógica dos sentimentos, os povos buscavam um símbolo que pudesse representar o limite máximo da perfeição. Devido a esta procura, foi-se aprimorando ou lapidando gradualmente, a idéia ou conceito da Virgem Mãe.
Quanto mais puros e enternecidos tornavam-se os povos , mais despontava e se consolidava esta bela Imagem .
O Catolicismo Romano, resumo de toda evolução teológica, conseguiu tanto quanto pôde Endeusar esta figura. Teve época que o povo espontaneamente sentiu mais afinidade ao Culto da Virgem que ao Culto do próprio Cristo.
O Positivismo retira do seio do Domínio Sobrenatural esta Imagem, fazendo-a doravante representar o conjunto contínuo dos Seres Convergentes.

CULTO SOCIOLÁTRICO

A Mãe - O que é o Culto Sociolátrico?
O Sacerdote-Filho -- É o Ato de Adoração pessoal ou íntima; doméstica ou familiar; Pública ou do Templo; todas estas três, referentes ao Gran-Ser, isto é, a Família, a Pátria e a Humanidade.

A Mãe - O que é o Culto Pessoal ou Íntimo?
O Sacerdote-Filho - É o Ato da Adoração do Gran-Ser Família, representado pelas Mulheres, presididas pela Mãe .
Cabe lembrar que a espécie humana ainda está muito longe de alcançar a plenitude de seu aperfeiçoamento moral, social e mesmo biológico ( saúde devido ao equilíbrio psíquico).
Esta é a razão pela qual, vemos hoje, tantos exemplos de mães desnaturadas ou de má índole. Pois o natural encaminha para o bem, o desnaturado para o mal.
Por isto, necessitamos EDUCAR AS MÃES.
Educar não é só instruir: é transferir Sabedoria com Base no Amor Altruísta.

A Mãe - Como se realiza este Ato de Culto Pessoal ou Íntimo ?
 O Sacerdote-Filho - Realiza-se por meio de Orações Diárias.
Estas Orações se referem  nossa satisfação em lembrarmos dentre as Mulheres Santas ; aquelas que são do Seio da Nossa Família, que objetivamente ou subjetivamente, diretamente ou indiretamente, nos trazem o bem estar interior ,conduzido-nos sempre para o caminho do Bem ,isto é, de tornar-se Altruísta.
A Estas Lembranças, segue-se a Expansão dos Sentimentos que estas Mulheres Santas nos Inspiram; alimentando-nos e nos proporcionando uma das razões de nos mantermos Vivos - Razão de Ser - Razão de Existir, isto é, de fazer o Bem; ser Altruísta.

A Mãe - Agora meu filho querido, me explique: o que é o CULTO DOMÉSTICO ou CULTO FAMILIAR ?
O Sacerdote-Filho - Oh ! Minha Venerada Mãe, este Culto é o Ato da Adoração do Gran-Ser PÁTRIA; Culto este que invoca as Mães dos Chefes de Família; e na Adoração do Gran-Ser Humanidade, invocando a pela Virgem Mãe .

 A Mãe - Como é realizado o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Pátria ?
O Sacerdote-Filho - Por meio de Orações Semanais transmitidas pelo Chefe da Família- O PAI.
Estas Orações tem por finalidade estender o Amor, a um Círculo mais Amplo de Relações Humanas, através do PAI. Estas Orações fazem sentir, principalmente nos Filhos e também na Mulher-Mãe, a comunhão- religiosa da Família com a Pátria, demonstrando assim, que a Família está ligada e subordinada a Pátria e que, a felicidade da Família, depende da Harmonia de sua Pátria e o relacionamento desta com todas as demais Pátrias que habitam esta Querido Planeta Terra .Lembro-me minha Mãe , que meu Pai sempre falou que devemos amar o Brasil. A Forma que ele dizia para amarmos este Brasil era de lembrarmos dos Mártires e dos Grandes Vultos, que lutaram para o bem da maioria desta parte da Terra, para o Sucesso e Felicidade do povo que aqui vive, e não para a exploração da maioria por uma minoria .
O Filho, Papai dizia : " Seja correto em suas ações, justo e sempre de pé, ainda que o mundo lhe caia pela cabeça "
"Nunca se misture com a ambição excessivamente egoísta, não se esquecendo que os atributos do coração e de escrúpulo, no exercício das funções públicas ou particulares, devem constituir o requisito principal ; a base em que assenta a capacidade construtiva e também exemplar de cada cidadão" .
"O Homem honesto, em toda parte está em segurança:

 "A tranqüilidade de espírito é o Grande prêmio da Virtude".

Minha Mãe ; agora vou fechar os olhos, deixando-me fluir mais uma vez, de volta no tempo, para trazer Subjetivamente, a Imagem Colorida e a Voz do meu Velho e Querido Pai , que naquelas noites de inverno, noites de breu ,onde as estrelas ficam mais nítidas, ensinando-me a reconhecer as constelações do Cruzeiro do Sul ; de Orion ; de Procion ;de Cirius ;de Canopis ; do Triângulo Austral ; de Escorpião ;da Espiga ( Alfa da Virgem), que são visíveis no Hemisfério Sul .Meu Pai nesta ocasiões aproveitava para relembrar- me as Gloriosas façanhas dos Grandes Navegadores. Estes bravos Peregrinos dos Mares utilizavam estas estrelas nos seus astrolábios, para orintarem-se nas suas viagens. Muito mais tarde, com a Proclamação da República, estas estrelas foram homenageadas por Teixeira Mendes, que as inseriu no Pavilhão Nacional. O Cruzeiro do Sul é relembrado, em destaque, acompanhado da Divisa Política do Positivismo -"Ordem e Progresso", que faz parte de um dos nossos quatro Símbolos da Pátria .(Armas Nacionais; Selo Nacional ; Hino Nacional e Bandeira Nacional).

A Mãe-Como se realiza o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Humanidade ?
O Sacerdote-Filho - O Culto realiza-se por meio de Orações Coletivas transmitidas diariamente pela Mãe, e por meio dos Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Família à Humanidade nos Templos da Humanidade.

A Mãe - Meu querido Filho: quais são os Sacramentos Sociolátricos?
O Sacerdote-Filho - Estes Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Vida Íntima à Vida Pública, são nove e estão abaixo relacionados para o Estado Normal .

 No entanto, temos o permanente dever de procurar, desde agora, e tanto quanto possível, nos espelhar e nos aprimorar, tomando como base os nove Sacramentos abaixo descritos.


Tratemos pois de cumpri-los gradativamente até a sua
Plenitude !

1) A Apresentação : Este Sacramento foi praticado por todas as religiões . No Positivismo, seu significado é de obrigar moralmente os pais a educarem o recém nascido na Religião da Humanidade. Neste Sacramento, o Positivismo herda do Catolicismo a nobre instituição dos padrinhos, que devem suprir os pais, se estes vierem a faltar. Até os 14 anos o Filho será educado, pelos pais, e, em especial pela Mãe.( Primeira e Segunda Infância : 0-7 e 8-14 anos )

2) A Iniciação : Este Sacramento é recebido pelos "Juniors",de 15 a 21 anos ( adolescência) .Através desta cerimônia, o rapaz e a menina são confiados ao Sacerdote da Humanidade, para receberem, gratuitamente do Sacerdote, o seu Mestre, que os acompanhará em sua evolução, e ministrará, durante todo este tempo, os ensinamentos teóricos, que por sua vez compreendem:
a) A Filosofia Primeira, ou seja , o conjunto das 15 Leis Universais da Fatalidade Suprema ou     Destino.
b) A Filosofia Segunda, ou seja, o conjunto de todas as leis compreendidas nas sete Ciências Fundamentais, que são: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral
Este ensinamento durará até os 21 anos , quando então será administrado aos que estiverem suficientemente preparados , o Sacramento da :
3) Admissão : Desde os 22 até os 28 anos, os jovens - "Seniors" ( Juventude), entram em contato com a vida afim de encontrar sua verdadeira Vocação, e econtrando-a recebem, aos 29 anos , o Sacramento da :
4) Destinação : Desde os 29 aos 42 anos (Virilidade ) - Este Sacramento só era, e ainda é realizado nas outras religiões, aos que desempenhavam e desempenham certas funções Superiores , como por exemplo , na ordenação dos Sacerdotes e na consagração dos Reis .
No Positivismo, entretanto, onde todas as funções são indispensáveis à existência Social, desde as aparentemente mais humildes até as mais elevadas, todos recebem o Sacramento da Destinação. A Pessoa escolhe a profissão e o Sacerdote o consagra, para que ele exerça sempre esta carreira livremente escolhida em nome da Humanidade.
5) Matrimônio : Entre os 21 até 28 anos para a Mulher, e entre 28 até 35 para os homens, como regra geral .
Ao Sacerdote caberá analisar todas a                      exceções caso a caso .
A Finalidade do matrimônio, segundo o Positivismo, é o aperfeiçoamento recíproco dos Cônjuges, cujas resultantes de suas ações repercute tanto fora como dentro do lar .
O casamento começou pela poligamia, para chegar a monogamia, que foi consagrada pelo Catolicismo. O Positivismo avançou muito mais, estabelecendo como ideal religioso deste Sacramento, a indissolubilidade ; mesmo após a morte de um dos cônjuges. Esta modificação não é arbitrária , nem artificial, pois realizada espontaneamente , pelas naturezas cheias de pureza e cheias de ternura . Este gesto sempre mereceu a simpatia, o respeito e a profunda admiração de todos .
Na verdade , as pessoas que se querem intensamente, não se sentem nem um pouco estimuladas a contrair novas núpcias. O cônjuge que permanece vivo, guardará espontaneamente a memória do morto , e só a idéia de um segundo matrimônio lhe parecerá uma infidelidade .
Depois do matrimônio, vem o Sacramento da:
6) Madureza : Desde 43 até 62 anos .
Até a Madureza , podem ser perdoados muitos erros que não seriam perdoados mais tarde. As pessoas entram na Madureza, no período de plena responsabilidade, no qual devem tratar de cumprir a sua missão, de modo a merecer depois de sua morte , a Incorporação na Humanidade.
Explicação sobre a Incorporação vem no item 9.
7) Retiro : Dos 63 anos até a Morte .
Aos 63 anos se confere o Sacramento do Retiro.
É muito justo que o Homem descanse em sua velhice, desde que tenha dignamente preenchido e colaborado em sua função social ativa ou passiva **. Este homem passa então, do trabalho ativo ou passivo se assim desejar, para o Trabalho de Conselheiro - Consultoria, para o qual o predispõem sua idade, sua experiência, sua disposição corpórea e psíquica e o seu "Know-How".
** O proletário passivo é o mendigo: vejamos o que diz o nosso Mestre Augusto Comte, sobre esta interessante classe social:
" a última festa de nosso mês popular refere-se essencialmente à mendicidade , quer passageira , quer mesmo permanente . A melhor ordem humana não poderá nunca prevenir de todo esta conseqüência extrema das imperfeições próprias à vida prática .Assim , a idealização de nossa sociabilidade , ficaria incompleta se o Sacerdócio , não a terminasse por uma justa apreciação dessa existência excepcional. Quando plenamente motivada e dignamente exercida , ela pode merecer até as simpatias , e algumas vezes os elogios, de todas as almas honradas . Mais móvel que qualquer outra, esta classe complementar liga-se de modo espontâneo a todas as categorias sociais, que alternativamente , lhe devem tomar e fornecer indivíduos.( Uns saindo outros entrando ). Ela, a mendicidade , torna-se assim muito apropriada a desenvolver a reação geral do proletariado sobre todos os poderes humanos. Haveria , pois ,tanta imprevidência quanta injustiça em não a favorecer com uma idealização distinta ." ( Catecismo Positivista primeira parte ,quinta conferencia : Culto Público- pag. 166 da quarta edição Apostólica ).
Todos os mendigos devem ser considerados recuperáveis. Eles surgem em função do seu caráter, que é muitas vezes oriundo de deturpação genéticas.
Com grande esforço, já se conseguiu um esboço do Sacramento do Retiro, por influência espontânea do sentimento geral, unido às Forças Sindicais, indispensáveis ao Atual Sistema Capitalista, ainda não completamente Altruísta. Isto levou os Governos Temporais ( ou Material) a introduzirem Sistemas Previdenciários, para tentar amenizar a situação material dos Anciãos.
Com a tecnologia atual, grande parte dos Anciãos, poderá continuar a trabalhar, se assim o desejar, fornecendo Consultorias dentro do seu próprio Lar .
8)Transformação :
Este Sacramento, no Positivismo, é feito pelo Sacerdote da Humanidade, apreciando o conjunto da existência objetiva que se acaba, misturando-se com as lágrimas da família e os pêsames da sociedade, presenciando os últimos atos corporais do moribundo, com o objetivo de registrar as impressões finais daquele que poderá se transformar em uma parcela Subjetiva do Gran-Ser. As cerimônias referentes a este Sacramento estendem-se até a inumação (enterro).
9) Incorporação :
Este Sacramento , minha Mãe, é o último na seqüência dos Sacramentos da nossa Religião,que acompanham a Vida Humana do Berço ao Túmulo.
A Senhora pôde vislumbrar, que cada parte importante de nossa vida foi comemorada, por sacramentos e ligam a existência do homem e a existência da Humanidade .
Sete anos depois da Morte ou Transformação, verifica-se, o Sacramento da Incorporação. Este consiste no julgamento, cujo esboço deste sacramento, a Antiguidade Teocrática fornece ao Culto Sociolátrico .
Quando o Morto for considerado Digno de ser Incorporado à Humanidade , seus restos mortais serão conduzidos ao Bosque Sagrado, em sepulturas conjuntas com seus entes queridos.
Este Bosque Sagrado circunda cada Templo da Humanidade .
A Incorporação deve abraçar também todos os dignos auxiliares de cada Verdadeiro Filho da Humanidade, sem excluir os nossos queridos amigos animais, que compartilharam das nossas alegrias e tristezas.
 Nossos Nove Sacramentos Sociolátricos tem, portanto um caráter profundamente Social e nada de Teologia ou de Metafísica .

A Mãe - Acabamos de ver o Culto Doméstico à Humanidade .Agora meu Filho , explique-me com toda clareza que lhe é peculiar : o que é o Culto Público ?
O Sacerdote - O CULTO PÚBLICO, Mamãe, é a adoração Pública do Gran-Ser - Família, Pátria e Humanidade, por meio de 81 cerimônias anuais que se celebram nos Templos da Humanidade; e por Cerimônias Mensais, Semanais e Diárias, que comemoram os “Os Grandes Vultos da Humanidade” .( vide folha 985 -do "O Ano Sem Par ", de Teixeira Mendes -112/46/1900 ) Veja no Calendário Positivista Os Grandes Vultos até  1789, com a Revolução Francesa -        http://sccbesme-humanidade.blogspot.com.br/2015/05/calendario-positivista.html

As Cinqüenta e duas cerimônias do Culto Público realizam-se aos domingos, sendo as demais, por sugestão de Augusto Comte, distribuídas nas quintas feiras ,consideradas Feriados .No entanto para os dias de hoje,foram deslocados para o Sábado.
Os costumes normais estipulam que haja dois dias de descanso em relação ao trabalho.

A Mãe- Como você, meu Filho, Resumiria em poucas palavras o Conjunto do Culto Sociolátrico?
O Sacerdote- Resumo minha Mãe, no Ato de Adoração à VIRGEM- MÃE.

Dogma Sociológico

A Mãe - O que é, e em que consiste o Dogma Sociológico?
O Sacerdote - Consiste na idéia de que a Humanidade é a única e verdadeira Providência dos Homens; mas a Humanidade não é representada por todos os Seres Humanos que tem vivido até Hoje: somente o conjunto daqueles Altruístas que tem prestado serviços ao Homem, é incorporado à Humanidade.
O Dogma é o aspecto da Religião da Humanidade que serve para dirigir, ou melhor, ordenar as nossas Idéias.

A Mãe - E como podem ser Organizadas Estas Idéias?
O Sacerdote - Podem ser organizadas pelo conhecimento da Filosofia Primeira, da Filosofia Segunda, e da Filosofia Terceira, que nos mostram como é formado e é Compostos o Gran-Ser ou a Humanidade; e os demais Seres Supremos : o Espaço ; o Céu , que é o conjunto dos astros; O Fluido que é o ar e a água que envolvem o Gran-Fetiche; O Gran-Fetiche, isto é a Terra ; Vegetalidade e a Animalidade .

A Mãe - De que se compõem a Filosofia Primeira?
O Sacerdote - A Filosofia Primeira se Compõe das 15 Leis Universais e Comuns a Todos os Fenômenos que afetam a Existência Objetiva e Subjetiva do Gran-Ser, isto é, da Humanidade.
A Mãe - De que se compõem a Filosofia Segunda?
O Sacerdote - A Filosofia Segunda se compõe das Leis que regem cada uma das Sete Ciências, ou melhor, das " Sete Ordens de Fenômenos da Existência" que são: A Matemática, A Astronomia, A Física, A Química, A Biologia, A Sociologia Positiva e A Moral Positiva, do Gran-Ser, isto é, da Humanidade .
A Mãe - De que se compõe a Filosofia Terceira ?
O Sacerdote - Compõe-se da Tecnologia, isto é, das Instituições pelas quais o Gran-Ser ou Humanidade, aperfeiçoa as condições matemáticas, astronômicas, físicas, químicas, biológicas (vitais sociais e morais de sua existência).


A Mãe- Qual é o Resumo do Dogma Sociológico?
 O Sacerdote - É a DOUTRINA da VIRGEM MÃE. É um Ideal de Pureza e de Ternura (Amor), para o qual tenderam e tendem todas as Religiões.
Este Ideal é uma Utopia, ou seja, é uma situação que ainda não existe estabelecida no Mundo Objetivo; entretanto este ideal é factível, pois não contraria as leis naturais, por isso ele não é quimérico.


Regime Sociocrático

A Mãe - Em que Consiste o Regime Sociocrático ?
O Sacerdote - Consiste na Regularização da Conduta dos Indivíduos, das Famílias e das Pátrias, para que Todas estas Três Instituições se subordinem à Humanidade e a Organização do Templo da Humanidade.
A Mãe - Quais são os Deveres que regulam e definem a Conduta Individual?
 O Sacerdote- Vamos abaixo enumerar, pois são dez, estes Deveres.
1o) Reprimir o Instinto Egoísta de Nutrição e os Vícios de Gula e Embriaguez e de Jogo, e praticar a virtude de abstinência, como forma de disciplinar ,e/ou controlar todos os Egoísmos .
2o) Reprimir o Instinto Sexual e os vícios de luxúria e desonestidade, e praticar a virtude de castidade, como forma de sinal do verdadeiro Amor.
3o) Reprimir o Instinto Maternal ou de Apropriação e os vícios da avareza e da cobiça, e praticar a Virtude do Desprendimento , como Base da Liberdade Moral .
4o) Reprimir o Instinto destruidor e os vícios do Ódio e da Maledicências , e praticar a virtude da Paz, como Fonte da Felicidade e do Sucesso.
5o) Reprimir o Instinto Construtor e os Vícios de Inconstância e Inquietude, e praticar a Virtude do Trabalho, como o meio de Viver para os Outros.
6o) Reprimir o Instinto de Orgulho e os Vícios da Cultura e Dominação ; e Práticar a Virtude de Submissão, como base do Aperfeiçoamento .
7o) Reprimir o Instinto da Vaidade e os Vícios da Hipocrisia e da Vanglória, e praticar a virtude da Modéstia como meio de viver ás Claras.
8o) Cultivar o Instinto Altruísta da Simpatia ( apego), como Base da União Moral, e praticar a virtude de Amizade .
9o) Cultivar o Instinto Altruísta da Veneração, como Base da Unidade Moral, e praticar a Virtude da Humildade.
10o) Cultivar o Instinto Altruísta da bondade; como base da continuidade Moral, e praticar a Virtude da Caridade.E nunca perder o entusiasmo de fazer o bem ao próximo .Nos dias de hoje existem, muitas dificuldades em cumprir este Ideal, mas devemos persegui-lo com todas as nossas forças, afim de que um dia possamos todos alcançar a ventura de fazer o bem aos outros sem esperar o retorno ; ou seja fazer o bem não será mais um esforço , mas a expressão do nosso próprio jeito de ser .
Deixar que o mau seja abandonado à própria sorte é muitas vezes um benefício para tão triste natureza .
Exemplo : Tiradentes e Silvério dos Reis
Qual seria a atitude do Tiradentes, caso fosse absolvido e se encontrasse com o seu delator Silvério dos Reis ?
Como Positivista, provavelmente não mudaria de calçada, e cruzaria com ele como se não o tivesse visto; e isto com a finalidade moral, de fazê-lo sentir toda a gravidade dos seus atos anteriores.
As atitudes em si variam conforme o caso, mas a finalidade deve ser sempre a mesma: proporcionar ao infrator a oportunidade de sentir o quanto errou, o quanto foi maldoso e canalha.
Caso ocorresse, do Silvério do Reis, estender a mão para o nosso Mártir, ele provavelmente, não estenderia sua mão, no entanto o fulminaria com um olhar penetrante e severo. Isto tudo com um único objetivo de educá-lo, para que ele mude de conduta.
Uma vez dada pelo Silvério dos Reis, provas decisivas e definitivas, de sua regeneração Moral, após ter decorrido longo tempo, Tiradentes voltaria a cumprimentá-lo, felicitando-o dos resultados que foram obtidos devido exatamente à sua enérgica atitude de Educação .
A Mãe - Que beleza meu Filho, e como o mundo seria diferente!
O Sacerdote - Não há dúvida, minha querida Mãe.

A Mãe - Meu Filho, você acabou de me mostrar os Deveres que regulam a Conduta Individual.
Gostaria agora, que você me falasse quais são os Deveres, que regulam a conduta da Família?
O Sacerdote - Lógico minha Mãe. Os deveres, são o Matrimônio com a Viuvez Eterna; O dever Paternal de Alimentar a Família e o dever Maternal de dirigir a Educação Moral dos Filhos .

A Mãe - Quais são os Deveres que Regulamentam a Conduta da Pátria?
O Sacerdote- Puxa! Mamãe, a Senhora, não deixa nem a gente respirar, e encaixa logo outra questão de Grande Sabedoria. Não problema, vamos às soluções.
Os Deveres começam pela Ordem Interna; isto é, a Pátria deve se Organizada de Forma a deixar o Governo Político, em forma exclusivamente Temporal, Coordenando as Indústrias : Agrícola, Fabril, Comercial, Serviço e Bancária, para assegurar o Bem Estar Material do Proletariado e a Lucratividade Controlada dos Gestores Sociocráticos do Capital ***e dos Bancos ;
( ***Trabalhismo – Capitalismo Policiado)
O Governo deve reduzir suas funções Educativas do Estado. Somente a Instrução Primária será por ele ministrada -A Educação de 0 até 7 anos será dada pelas Mães, através dos Ritos - Educativos da Sabedoria - Emanados nas Cartilhas, nos Vídeos, e nos Cursos a serem distribuídos e fornecidos às Mães pela Câmara de Educação.( sugestão proposta pelos tradutores-adaptadores deste Catecismo).
E as Mães , ao serem Educadas, pela Câmara de Educação, sofrerão Influência de uma Instrução Doutrinária, que estará aos cuidados das Autoridades Espirituais - Os Sacerdotes Positivistas, que serão remunerados pelas Agências bancárias dos seus Bairros -Cada Bairro ou Cidade( 50.000 habitantes) terá um Sacerdote Positivista .
As Instruções Técnicas ( Matemática, Astronomia, Física,Química,Biologia e suas respectivas aplicações Tecnológicas) ficarão a Cargo das Empresas Industriais de Instrução (Colégios Privados e as Próprias Empresas; Tipo SESC-SENAI-SENAC-SESI etc) que terão por obrigação, se estruturarem para dar Instrução a Todos, em todos os Níveis, com prêmios e penalidades, aos alunos.
Sendo que Somente o Mérito (capacidade, Competência e Altruísmo) será Fator de Promoção .
Definiremos mais tarde, nas Prédicas, os Ritos para nivelamento do Mérito.
Estas Empresas devem Constituir a Propriedade Material da Sociedade como uma Função Social, exercidas por Administradores Competentes, que se Sucedem por Herança Sociocrática, ( jamais por Herança Aristocrática), baseada no Mérito, e cuja Autoridade está Limitada por uma Gestão Real, na Administração do Capital e pela Responsabilidade Direta no que diz respeito ao Bem Estar das Famílias, que fazem parte, nestas Comunidades de Trabalho (Nas Empresas).

 A Mãe -Mas a mentalidade, a educação e a cultura dos Banqueiros nos dias de Hoje , não é esta, que você está me dizendo ?
O Sacerdote - Nem os Banqueiros, nem os Empresários, nem os Sindicatos dos Proletários, e nem o Governo estão Educados, para primeiro perceber e depois por em prática tão bela Doutrina. No entanto, é Utópico, mas não Fantasioso; é questão de Educação, de Planejamento e de Tempo.
O Positivismo Ortodoxo – este que estamos expondo só vai Vingar a partir do Século 30 e se consolidar lá pelo Século 50 dC. Mas antes disso vamos pinçando o que for possível e  moldando algo promissor.   
Caso não venhamos iniciar, mostrando que Esta Doutrina seria melhor para todos nós, nada acontecerá no Futuro, para que as novas gerações agradeçam a Nós e aos nossos antepassados, e ao mesmo tempo, que estas, Novas Gerações, venham aprimorar o que os Grandes Vultos da Humanidade, já fizeram por Eles, e o que Eles poderão fazer pelos que Virão.

Mãe - Quais são os Deveres, de Ordem Exterior, das Pátrias?
O Sacerdote - Isto mesmo, minha Mãe, faltava abordarmos, a questão do Relacionamento Exterior entre as Pátrias, vejamos:
1)As Pátrias devem prestar seu apoio Material aos Bem Estar e Progresso das demais Pátrias ;
2) As Pátrias devem permanecer alheias aos conflitos internos de Outras Pátrias ;
3) As Pátrias devem impedir que os Cidadãos abandonem o Território Nacional, sem motivo justificado;
4) Deve negar toda proteção aos Cidadãos, que agridem a Pátria em que residem , no entanto, devem considerar e pôr em prática aquelas idéias que sugerem modificações de cunho Moral, oferecendo sugestões e soluções baseadas na Ética .
5) Deve Criar a Honra Nacional , na Conduta de seu Próprio Governo e de Seus Cidadãos .

A Mãe - Em que consiste a Organização do Templo da Humanidade?
O Sacerdote- Consiste em estabelecer entre as Pátrias, a uniformidade do Culto, do Dogma e do Regime, ou seja, a Uniformidade da Doutrina.

 A Mãe - Como Podemos Atingir este Estágio ?
O Sacerdote - Hoje em dia, cada um de nós que acreditamos, em tudo que foi dito neste Catecismo, sem nada modificar, e com Base nos Livros e Cultura deixada pelo Nosso Supremo-Mestre Augusto Comte e Seus Discípulos, Miguel Lemos e Teixeira Mendes. Que poderão ser melhor esclarecidos por meio de um Sacerdote da Humanidade ou como queiram Autoridade Espiritual: O Sr. Hernani Gomes da Costa, Tarólogo Científico.
 https://www.facebook.com/hernani.gomesdacosta?lst=100013000153984%3A100003963915338%3A1518454336

ou os Senhores
 Arthur de Lacerda  Neto
 https://arthurlacerda.wordpress.com/
  
Gustavo Biscaia de Lacerda
https://www.escavador.com/sobre/382789/gustavo-biscaia-de-lacerda

Paulo Augusto Lacaz - 


Isto tudo com vista, a levar a Educação Universal, para Cultivar o Sentimento Público; Conduzir e Aconselhar a Conduta Pública em Todas as Pátrias, e desta forma, favorecendo assim a Paz, e a Uniformidade da Linguagem, do Sistema de Medidas e das Legislações .
A Mãe- Por que meios, vamos propagar esta Beleza de Doutrina?
O Sacerdote- Hoje estamos ligado ao Sistema Internet,
Venha nos Conhecer .
Saúde, Respeito e Fraternidade .

A Mãe - Como você resumiria o Regime Sociocrático?
O Sacerdote - Pelo Aparecimento da Virgem Mãe .Ou seja, pela transformação da Espécie Humana em Humanidade .
Para ficar mais Claro, basta lembrar as palavras do Nosso Mestre:
 "Nós ainda não estamos se não no Início de Nosso aperfeiçoamento"


A Humanidade já está, Instituída, faltando apenas Constituí-la; como concepção, Ela já existe e está plenamente definida, no entanto, as pessoas necessitam Sentir Espiritualmente, que são parte integrante desta Verdade, para com Ela comungar plenamente.
A MÃE- Quem foi o Fundador da Religião da Humanidade?
O Sacerdote - O Fundador foi o Supremo Interprete da Humanidade, Augusto Comte, que, ao ficar subordinado a Santa Influência Moral de Clotilde De Vaux, em 16 de Maio de 1845, concebeu O Gran-Ser, como o Centro definitivo das Afeições do CULTO, das Concepções do DOGMA e das Ações do REGÍME DA 
DOUTRINA OU RELIGIÃO  DA HUMANIDADE.

A Mãe - Quais São os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade ,isto é, de Augusto Comte, na Instituição do Culto do Gran-Ser ?
O Sacerdote - Serão sempre aqueles que adoravam Os Fetiches, na Família, os Objetos Sagrados isto é, Os Talismãs, Amuletos, Totens, etc., que eram usados para proteger a Família,e para Inspirar os Bons Sentimentos; os que adoravam os Deuses na Pátria, isto é, o Politeísmo Greco-Romano e Egípcio ; os que adoravam a Um Deus, no Monoteísmo, presididos, por Moisés; Os que adoravam ao Deus feito Homem, presidido por São Paulo e São Francisco de Assis ; os que adoravam a Virgem Maria, presididos por São Bernardo e Santo Inácio de Loiola; os que adoravam os Santos; os que Glorificavam os Servidores da Humanidade e da Pátria e por fim os que praticavam o Culto dos Mortos na Família.

A Mãe - Quais são os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte, na construção do Dogma do Gran-Ser ?
O Sacerdote - São os Poetas, os Filósofos e os Sábios que desde Homero e Ésquilo; Platão e Aristóteles, Arquimedes e Hiparco, até Dante e Shakespeare, Condorcet e De Maistre, Gall e Bichat, idealizaram a Existência Moral ( Poetas), elaboraram as Concepções Sociais (Filósofos) e Construíram as Ciências : Matemática , Astronomia , Física , Química e Biologia ( Sábios ) .
O Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte, sob o Amparo Moral de sua Gloriosa Mãe, Rosália Boyer ; de sua Santa Inspiradora Clotilde De Vaux ; e de sua abnegada filha adotiva, Sofia Bliaux, completou a evolução científica, construindo a Sociologia e a Moral Positivas, que fizeram transportar para o Auge, os Fatos quaisquer, observados, ao grau de Ciência; A Ciência propriamente dita, ao grau de filosofia; e a filosofia, ao grau de Dogma da Religião da Humanidade .
Cabe aqui lembrar o quanto longe da verdade está a maioria das Enciclopédias, onde se costuma ler que Augusto Comte teria Reduzido a filosofia à Ciência . O que não é verdade, pois o que se operou de fato, foi a evolução das Ciências particulares, à uma concepção Geral do Mundo e do Homem, isto é, uma genuína Filosofia .
Daí, para dar o arcabouço a isto tudo, atendendo aos sentimentos femininos, proletários, patronais e religiosos, O Mestre Augusto Comte, concebeu uma Segunda evolução que consistiu em coordenar e harmonizar todos estes vetores, em torno de um centro comum ,ao qual se referem sempre os nossos mais altos sentimentos, pensamentos e ações. Este centro é a Humanidade- A esta Coordenação da vida Objetiva e Subjetiva; individual ou coletiva à Humanidade, chamamos de Doutrina ou Religião .

A Mãe - Quais São os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade Augusto Comte, na Organização do Regime do Gran-Ser?
O Sacerdote - Foram aqueles que organizaram a Família no fetichismo; os que organizaram a pátria; no politeísmo, no monoteísmo e na metafísica, representados por César, Carlos Magno e Frederico o Grande .
Também foram os que organizaram a Igreja Católica, representados por São Paulo e Gregório VII.

E por fim, os que desenvolveram a Indústria, desde o Legendário Prometeu, que simboliza a descoberta do manuseio do Fogo, até os organizadores da agricultura, do Fabrico, do Comércio, do Serviço e do Banco; e os Criadores de Mecanismos de Processos Físicos e dos Processos Químicos, presididos por Gutenberg.


A Mãe - Como você, meu Filho e Sacerdote, resume todas as Grandes Instituições religiosas do Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte.
O Sacerdote - Eu resumo, como sendo A VIRGEM Mãe, que expressa o Culto, o Dogma e o Regime da Religião  ou Doutrina da Humanidade.


Agora Sim, Iniciamos o Entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário