segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DIÁLOGO ENTRE DOIS EDUCADORES



Diálogo entre dois Educadores sobre a Terrível Chacina em Dez. de 2012 nos USA

Organização para leitura:

1ª - Letras de Cor Preta - Cel. AV. Napoleão velhonapa@yahoo.com.br
2ª –
 Letras de Cor Vermelha – Resposta Lacaz
3ª – Letras de Cor Azul – Réplica do Cel. Napoleão 
4ª – Letras de Cor Amarela – Tréplica do Lacaz


Prezados Amigos

Acompanhem a sequencia das opiniões.

Estamos de há muito, vivendo e vivenciando atos como esse último.

A História nos mostra que crimes brutais são cometidos por motivos variados, sendo um dos maiores o de fundo religioso. De acordo. Por quê? Porque as mães educam os sentimentos dos seus filhos para atender o Deus que ela acredita, contra os outros deuses, que são inimigos.

Não são as mães que normalmente educam. A “instrução” para que haja mudança de comportamento cabe aos homens e às escolas e/ou templos. No mundo árabe e dos judeus, as mulheres não apitam! Ou não é verdade? Não é bem assim. No caso dos judeus, o rabino faz a cabeça das Mulheres mães e estas ensinam as educações judaicas aos seus filhos. Quem manda em casa é a Mulher judia. Quem molda os sentimentos dos seus filhos é a Mulher. Conheço uma família cujo marido não judeu. Mas seus filhos são. Pois só é judeu aquele que nascer do ventre de uma judia. O inverso não nasce judeu. Ela é arquiteta e só voltou a trabalhar quando os filhos atingiram a idade de 12  anos.  

No cristianismo, os pais ensinam somente até que as crianças atinjam uma idade que possam ir para a escola. As Igrejas Protestantes ( não são as ditas evangélicas, mas as verdadeiras e tradicionais) pregam o que está escrito na Bíblia nas escolas dominicais. Todas, sem exceção, falam na luta do “bem contra o mal”. Começa aí a condução psicológica das crianças, de um Deus contra Lúcifer!

Por comodismo ou até por necessidade, a família moderna, deixa a instrução básica para a moldagem do caráter dos seus filhos para os educadores desde a creche. Necessitam trabalhar para dar sustento à família. Babás ocupam funções maternas e, com isso, vai-se gerando sutis adaptações comportamentais e acumuladas no futuro adulto. Acumuladas para deseducar tudo que uma cepa tradicional de família vinha acumulando em várias gerações. Na época em que a criança necessita de mais apego e bondade da Mãe,  ela não está presente. Mas na educação dos judeus ela está presente.

Mães, pais, professores e religiosos (bem intencionados) podem apontar o caminho, mas se não houver vontade pessoal, o trilhar poderá fatalmente ser outro, até mesmo o assassinato, por índole. Mas a intenção é criar no sentimento humano técnicas de fazê-lo saber subordinar seus sentimentos egoístas aos seus sentimentos altruístas. Educá-lo socialmente em saber subordinar a sua personalidade a sociabilidade de onde vive.

Mata-se pela fé e não haver concordância de grupos com seus antagônicos.

Quem pelo menos lê os livros sagrados dos diferentes credos, verá que há incentivo à violência em muitos aspectos. Trata-se de um processo muito mais no campo espiritual do que o social. 
Logicamente que poderão aparecer anomalias no campo mental das pessoas. Poderá surgir um psicopata, um esquizofrênico, um "debilóide", um "serial killer", e assim por diante.

Não basta a educação, se não houver mudança de comportamento. Vamos esclarecer que Educar é moldar sentimentos e Instrução é transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para terceiros. Para podermos de forma didática argumentar sobre este assunto.

Muito bem, estou propondo mudança. Lá nos US estão criando algo errado para tratar desses assuntos.

Morei dois anos e meio nos USA. Meus filhos frequentaram escolas e conviveram com jovens de outros países, além dos norte americano. Vi de perto o modo de ensinar filhos de muitas famílias, dos orientadores/docentes e religiosos e até a presente data, pouca coisa mudou. Alguma coisa mudou!

Este tipo de crime que ocorreu agora tem ocorrido nos US em grande escala e com muita frequência. Então tem algo de errado lá. Lá também tem 5 milhões de pessoas com Alzheimer devido a alimentação feitas com produtos de gordura transgênica; já foi comprovado que isso colabora. Então há algo de errado por lá que necessita ser alertado. Ainda dá tempo de corrigir.


Lembre-se de que muitas filosofias, que lá foram criadas para orientação de filhos, foram transplantadas para outros países e não deram certo. Sabe por que? Porque as origens dos povos são distintas. De acordo. A origem Intelectual do tipo de raciocínio, que você desconhece, mas é devido a uma Lei natural percebida por Augusto Comte, a Lei dos Três Estados de raciocínio Intelectual, ou Lei da Inteligência – Raciocínios com base no estado intelectual da Ficção, da Metafísica e da Científica que me levou a sugerir uma Cartilha Verde para podermos homogeneizar a educação dos sentimentos nas diversas  religiões, sem alterar seus cultos e seus dogmas.

Estes assuntos estão sendo tratados pelo CFR – e Pelo Departamento de Estado dos U.S. E eu tenho colaborado, vide este meu artigo no link abaixo.


Quer mais educação social do que há na Suécia? Por que tanto suicídio?

O índice de suicídio no Japão é hoje o maior do mundo, de 1 jovem a cada 15 minutos se suicida. Atribuem a um tipo de educação no que se refere às intimidações nas escolas (ijime) e os pactos feitos na internet (netto shinju). Altera a harmonia para o transtorno mental. Desestrutura a “alma ou a psique ou mente”.  Perdem a razão de vida. Viver para que?

Eu tenho o entusiasmo pela vida, porque desejo melhorar o bem estar social dos que vivem em minha comunidade. Porque se isto acontece,  com certeza  a minha vida vai melhorar. A sociedade tem uma influencia muito grande na vida de cada um.

Nos países Nórdicos a preocupação em vencer na vida quase não existe, pois já nascem ricos. São criados em creches, todos são sentimentalmente próximo de um padrão. Não há diferença em sentimentos que tinham em outras épocas pela educação familiar, pois cada família educava o “carinho” de sua forma. Não lutam para vencer as etapas de ganhos para os diversos investimentos ao longo da vida. A vida se torna monótona. Sem razão de ser. Na Finlândia em Helsinque, onde estive, as janelas dos hotéis somente abrem 0 cm. Os campos são todo quase iguais, em plantios de pinheiros, de panorama  sempre os mesmos, criando mais monotonia. Tirando a razão de viver.   

Coisa alguma é modificada, no campo do comportamento humano, por decreto.
Jamais adotei esta linha de pensamento. É por conhecimento científico e por persuasão que teremos que sugerir certas mudanças na Educação dos Sentimentos

No "início da humanidade Caim matou Abel; tribos matavam para agradar os "Deuses"; Judeus forçaram Roma a crucificar Cristo; os soviéticos mataram o Imperador e toda sua família; a Bastilha caiu e a guilhotina tirou muitas vidas; a pena de morte está ativa em muitos países; mas os crimes religiosos, os raciais, os entre classes sociais, entre filosofias variadas e postuladas como verdadeiras caixas de Pandora, aí estão para que se possa utopicamente, acharmos um "Admirável Mundo Novo"!

É pena que você não tenha os 4 volumes da Política Positiva de Augusto Comte para enriquecer sua biblioteca.

No campo da gestão dos processos para evolução de uma sociedade preparada, culta, racional, lógica, respeitosa às Leis e normas do bom convívio, não se pode falar na Educação porque mesmo no ventre materno o homem futuro só sente que está sendo instruído, independentemente do berço que o estará acolhendo. Não entendi!

No estudo da evolução dos seres ditos humanos, sabe-se que os filhos, desde o ventre materno, sofrem e entendem o que se passa no mundo exterior. Não há identificação perfeita dos códigos, mas sim se há harmonia ou não no ambiente, de onde ele é parte. Independentemente se está para viver num berço rico ou pobre. O que importa é se encontrará uma ambiência de harmonia. Isto é verdade, pois hoje em dia existem grupos de trabalho científico na França e na Suécia que já detectaram que caso o período de gestação tenha sido tranquilo, gera certos hormônios e produtos bioquímicos que metabolizam mais adequadamente a formação dos neurônios e sinapses no encéfalo do feto,  pelo comportamento  da harmonia mental da Mãe.

Geneticamente, para que houvesse homens de boa índole, educados e de bons sentimentos, teriam de ser absolutamente iguais em muitos aspectos. Sabemos que seria impossível uma "clonagem" padrão para um mesmo comportamento. Os sentimentos podem ser ajustados em 70%; no que se refere a subordinação do egoísmo ao altruísmo.  
Mas de onde tirou esta percentagem? Se estiver falando que é por educação que o homem se amolda às diferentes situações, concordo. Mas não há porcentagem para medição de subordinação do egoísmo para se atingir o altruísmo. Este enfoque que você deu é inteligente. Mas acontece que pela história de certas civilizações as técnicas de educação, algumas delas predominava a pedagogia altruísta e em outras não. Ou em épocas, na mesma civilização mudavam a orientação.

Trabalhos com animais tipo macacos de laboratório de origem de mesma cepa (Vide os trabalhos do Dr. Aníbal da Silveira),  dos que lhes ensinavam para ter um comportamento altruísta ou egoísta.

Hoje em dia os psiquiatras não estão preocupados em conhecer a causa que fez nascer à doença do desequilíbrio mental.  Eles sabem muito bem passar receita de drogas para mascarar os efeitos da doença. Os psicólogos fazem você ficar dependente deles e lhe faturam o resto da vida, com técnicas freudianas a muito tempo ultrapassadas.

http://www.doutrinadahumanidade.com/artigos/freud_e_comte.htm

Comportamento não se mede. Ou se é honesto ou não. Não há meio termo. Há meio altruísta? Não encontramos medianas no caráter das pessoas e em sentimentos nem se fala! Precisamos definir melhor o que é comportamento. Honesto é aquele que cumpre as leis naturais dos DEVERES, individuais, domésticos, cívicos ou patriotas, Oriental, Ocidental e Planetário.  Participa  e atua com  as  noções de rés pública.  Combate à corrupção.

 Igualdade só de oportunidade.

Exatamente. Se não somos iguais às oportunidades poderão ser estendidas a todos, sem restrições de credo e posições sociais. O que deve ser mudado é a vinculação ao conteúdo intelectual de cada pessoa. Aí, oportunidades oferecidas, por si só, limitam, por princípio, a igualdade entre pessoas. Muitos têm limitações motoras, outras mentais e assim por diante. De que oportunidade  falamos? Do mérito – Capacidade, Competência e Altruísmo.

 Mesmo para aqueles que têm cultura acima da média, as oportunidades não são igualmente alcançadas. OK! Pelo julgamento politiqueiro reinante.

Oportunidade igualitária é retórica do campo político. A realidade é bem outra. A prática demonstra isso. De acordo.

Por oportuno, as famigeradas cotas, beneficiam uma categoria de pessoas, independentemente do seu grau de intelectualidade e cor da pele. Isso é discriminatório? As oportunidades são as mesmas? Não são e conduzem aos preconceitos.  Somente pelo mérito chegasse a Cel. em época de Paz.  Em época de guerra chegasse a Brigadeiro por mérito; na Prática. Mas existem exceções.

São pelas diferenças que ocorrem as uniões, as unidades e as continuidades.
Dependendo do campo da atividade humana, vide no político, por exemplo, dificilmente vemos continuidade de ações no processo decisório entre a situação e a oposição. De que união falamos?

União entre os seres Humanos. União Familiar. A Unidade é dada pela Doutrina ou Religião. Com relação à Continuidade somente irá pela política quando nós adotarmos a minha sugestão de regime político – A Societocracia Republicana. Que possui uma forma diferente de eleição. Entre no Site www.doutrinadahumanidade.com e do lado esquerdo em PALESTRA, procure  o slide 33 REGIME e atente depois para o JUDICIÁRIO.

Prova disso, basta andarmos pelas ruas de quaisquer cidades mundo afora. As pessoas nem fisicamente são iguais, mesmo as profundamente parecidas.
Gêmeos raramente são iguais de temperamento.

Congelemos as diferenças e vamos nos unir para melhorar esta Nação.

Lembro-me de um fato em que um dos gêmeos fora condenado por um crime enquanto o autor fora seu irmão. O que fora confundido era dócil, pacato, atencioso, educado e jamais "mataria uma mosca". O outro era a antítese do seu irmão.

Você não pode esquecer que uma mesma mãe muda de comportamento ao passar do tempo. Necessitamos verificar a diferença de idade entre estes dois irmãos.

Restringir a venda de armas, não irá resolver o problema. Possivelmente a fabricação para uso "doméstico" sim! Deixaria de haver assassinatos se não fabricassem armas de fogo? As armas brancas não matam? Quanto veneno existe para matar? Um soco pode matar? Concordo

Não se trata de modo de pensar e sentir que irá modificar as tendências à violência.

Vai sim! Eu me baseio em uma doutrina de base científica, isto é,  que por fatos históricos fornecem leis naturais  do comportamento humano em sociologia e  no comportamento individual - moral. O sentimento é que comanda a inteligência. Se o sentimento for egoísta gera raciocínios egoístas. Para lhe dar uma ideia deste quadro da formação da psique, vamos nos encontrar na pracinha para lhe explicar uma teoria cerebral que vai esclarecer este ponto.
Teremos que desenvolver técnicas pedagógicas  de educação dos sentimentos para saber subordinar os egoísmos  aos altruísmos humanos. Depois lhe explico quem são os 7 egoístas e os 3 altruístas.

Prezado Lacaz, se não sabe, por força de ofício, tive de estudar e me manter atualizado não só em técnicas pedagógicas, sociologia e principalmente psicologia (não há educação de sentimentos: ou se tem ou não!). O que podemos é frear impulsos pela razão ou educação. Mas jamais deixamos o potencial para a explosão de sentimentos.

Admiro a sua boa vontade de expor seus conhecimentos de elevado nível cultural no campo da Arte da Educação (Instrução Científica), mas em nome da minha DEUSA a HUMANIDADE que é conselheira de seu DEUS pede licença para afirmar que é possível educar os sentimentos humanos. Vou lhe apresentar lá na pracinha uma técnica de como educar o sentimento humano em uma sala de aula do jardim de infância (?). Para isso, teria que te apresentar a teoria cerebral de Augusto Comte, que foi ensinada com o titulo : A HARMONIA E OS TRANSTORNOS MENTAIS”, na Aula Inaugural  da Disciplina de Psiquiatria, da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP , no ano de 2001, onde compareceram 90 alunos do terceiro período médico, e que depois do intervalo todos retornaram.


Você, como eu e qualquer pessoa, pode se controlar, desde que não tivesse o sentimento criminoso em potencial. Quem é que não tem o sentimento  guerreiro, quando possui um elevado caráter (coragem, prudência e perseverança) Estamos sempre prontos para a luta.

Tem gente por ai que vive dizendo que a solução para o Brasil é.... 

Ações sociais puramente de ajuda não é a solução.

Não é doar nada no campo material e nem de comida. É no campo espiritual. É de responsabilidade da Mãe e das Igrejas. Aqui no Brasil se não mudarmos os programas de televisão e incrementar nas funções das Igrejas uma maior responsabilidade social e moral – Cartilha Verde-  e não formarmos  a educação das Mães e não consolidarmos a noção de Família de par andrógeno, com certeza o número de criminosos vão ser de tal ordem que o número de advogados, juízes, policiais, psiquiatras e psicólogos vão num crescente que por exemplo, no Rio de Janeiro o Fórum vai ocupar daqui a 50 anos o Aterro da Glória e o Maracanã, quase não dará conta como presídio.   

Se for um órfão de nascimento ou na puberdade? Quem assume no campo espiritual? Estaria preparado? Teria que ser adotado pelos avós ou pelos tios. Estes casos são analisados para que sejam procuradas a devidas soluções caso a caso. O judiciário entraria para definir a guarda do educando.  

Caro amigo, se igreja (diria templos religiosos para não haver discriminação) pudesse resolver esses problemas, o mundo não estaria melhor? Onde fracassaram?

Temos que separar as Igrejas do Estado. Veja este artigo no link abaixo sobre a responsabilidade das Igrejas.



Note que não toquei no campo material!

O Problema é sentimental, pertence ao Capital Moral, não está sendo estudado o campo do Capital Material ($)

Por que até os 14 anos? Está com base científica?

É com base científica, pois muitas das religiões  fazem com que a Mães  acompanhem  os seus filhos até 14 anos - Vide os Judeus.
(BARMITZVA é aos 12 anos e não 14 anos). Errei são com 12 anos. A responsabilidade maior fica com os pais. Mulheres nem fazem parte das cerimônias importantes nas Sinagogas. Elas cuidam dos filhos, mas a doutrina é ditada pelos homens. Ditada pelos Rabinos. Podemos mudar para os 12 anos, não faz muita diferença. Já expliquei este assunto  no texto.


Nos USA uma criança de oito anos foi condenada à prisão perpétua por ter cometido assassinato. Que vergonha!
É vergonhoso, mas faz parte do Código penal de muitos Estados, incluindo a aplicação da pena de morte. Quem deveria estar preso são os EDUCADORES dos US. O Meio Social onde vivemos faz as pessoas. Você é concebido por um ato sexual, não pediu para conhecer este mundo. Mas O casal não vive junto. A mulher que vai ser mãe, durante a gestação fica bebendo e jogando nos  fliperamas, jogos de disputas, brigas e só violência.  A criança nasce logo que pode começa a jogar na sua de casa, entra no sistema de  TV com  os joguinhos que sua mãe lhe presenteou.  Tiroteio o dia inteiro e mais filme de atos sexuais

Formou um violento, um agressivo e um futuro potencial assassino. Mas um excelente guerreio para o Vietnam. Se não for participar de uma guerra, vai ter que matar alguém.  Mata a Mãe que o contrariou.

Os pais continuam despreparados para o exercício da educação dos seus filhos...a escola de há muito instrui mal e não têm nem forjado pessoas cultas...

Pois é. Veja se você lê meus artigos e os links que enviei que trata destes assuntos. Você não leu !!!???

Li tudo o que me enviam. Esteja certo disso. Só que muitas vezes o que o prezado amigo preconiza como solução para muitos problemas não concordo por racionalismo pragmático ditado Poe escolas clássicas que estudei e adotei como as mais coerentes com meu pensamento. Mas as escolas que você estudou não tiveram a cultura proposta pelo Positivismo. Por isso, segue no link seguinte minha palestra.

 em uma aula inaugural na Faculdade de Medicina de Jundiaí SP– na Disciplina de Psiquiatria sobre As Harmonias e os Transtornos Mentais” segundo a Teoria Cerebral de Augusto Comte.  Existiu um Grande Psiquiatra desta Faculdade o Dr. Aníbal da Silveira, com doutorado em Chicago, com louvor, que pode ser visto citação no anexo do Livro de Minha autoria – A Ciência Teórica Moral Positiva, que aplicava estas técnicas de base científica na Ciência da Construção ( estudo do Ser Humano Individual) e em sociologia ( estudo do Ser Humano em Sociedade), vide nas paginas 6 e 364 deste meu livro


Analise o link abaixo


Caso tenha tempo veja este artigo sobre Aos Psiquiatras e Neurologistas, Psicólogos e Sociólogos.

http://www.doutrinadahumanidade.com/artigos/aos_psiquiatras.htm

Assim, o que aconteceu nos USA é, como outros acontecimentos idênticos, um desvio comportamental de jovens que, além de tendência mórbida genética, "acenderam o estopim" e explodiram seu interior represado e submetido à alguma pressão, que precisa ser identificada para se chegar à verdadeira causa. 

Só tem acontecido muito mais lá do que em qualquer parte do mundo. Eu explico no meu texto que você não leu. Nos links.

Caro amigo ledo engano! A mídia brasileira, principalmente, dá muito mais destaque tudo o que lá acontece do que em outras partes do mundo. Aqui as ações criminosas têm mais ocorrências do que lá (vide noticiários de acidentes de trânsito, ocasionados por falta de educação e ingestão de bebidas alcoólicas e crimes bárbaros). Este último, que ocasionou a morte de crianças de uma escola, por um atirador, nos USA, foi chocante. A Força da AMORALIDADE  é muito maior que a da Bomba Atômica. Ela é lenta gradativa e  irreversível, para destruir uma nação.

A maior culpa de crimes dessa natureza deve-se, mormente, aos filmes e temas que induzem, desde tenra idade, ao crime. De acordo. Por que o Governo dos US não proíbe estas educações inadequadas  de liberdade para filmes  que educam  a violência. Ele está colhendo os frutos.

Lembra-se do Chapeuzinho vermelho? O lobo mal  comendo a vovozinha!
Os três porquinhos. A Cinderela! A Bela e a Fera! Tom (o gato) perseguindo o rato! Branca de Neve envenenada com uma maçã! Bambi que vê sua mãe ser morta por um caçador!
O Super-homem, lutando com as forças do Mal! Rambo...assaltos...os “Bang Bangs”!
Verdadeiras lavagens cerebrais!!!!

Temos que educar o sentimento e eliminar as ferramentas danosas que aguçam o egoísmo, como estes filmes e joguinhos violentos. Temos que ensinar que a fraternidade é importante para a vida social pacífica. Novela da Globo são altamente perniciosas..

O jovem assassino poderia ter envenenado a água da escola...ter usado arma branca...etc. Se não houvesse arma de fogo disponível para o crime que cometeu, não poderia ter usado outro meio? OK!
É necessário verificar como era o comportamento dele e da família para se avaliar causas primárias, mas importantes para se chegar a um veredito.

Vamos conversar; mas, por favor, leia tudo que enviei, pois lá estão as respostas.

Bolsas isso, bolsa aquilo etc, não melhoram uma sociedade. Existe uma proposta de Salário de Manutenção e Salário de Produtividade. Vamos ver isto mais tarde.
Forte abraço.
Napoleão

SRF
Lacaz
 Abraços.
 Napoleão.
SRF Lacaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário